Artigos

Incêndio Atinge O Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz (21/12/2015)

As imagens chocam. O dia 21/12/2015 entra para a história como o dia em que um incendio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz.
Ainda não se sabe o que causou o inicio do incendio, nem o número de vítimas.
Acompanhe nos veículos de mídia o desenrolar deste triste acidente.

Os Países Que Falam Português

português é a língua da maioria das pessoas no Brasil e de Portugal, e 99,8% da população de São Tomé e Príncipe declarou falando português no censo de 1991. [Carece de fontes?] Talvez 75% da população de Angola fala Português nativamente, e 85% são fluentes. Um pouco mais de 40% da população de Moçambique são falantes nativos de Português, e 60% ​​são fluentes, de acordo com o censo de 2007. Português é também falado nativa por 30% da população da Guiné-Bissau, e um crioulo baseado no Português é entendida por todos. Não existem dados disponíveis para Cabo Verde, mas quase toda a população é bilíngue, ea população monolíngue fala cabo-verdiano crioulo.

Países que Possuem uma Pequena Parcela de Pessoas que Falam Português

Há também comunidades imigrantes significativas de língua portuguesa em muitos países, incluindo Andorra (15,4%), BermudaCanadá (0,72% ou 219,275 pessoas no censo de 2006), França (500.000 pessoas), Japão (400.000 pessoas), JerseyNamíbia (cerca de 4-5% da população, principalmente refugiados de Angola no norte do país), Paraguai (10,7% ou 636.000 pessoas),  Macau (0,6% ou 12.000 pessoas), Suíça (196.000 cidadãos em 2008), Venezuela (254.000) e da EUA (0,35% da população ou 1,228,126 falantes de acordo com o 2007 American Community Survey).

Em algumas partes do antigo Estado Português da Índia, ou seja, Goa e Damão e Diu, a linguagem é ainda falado por cerca de 10.000 pessoas. O idioma Português está atualmente fazendo um retorno forte nos territórios de língua portuguesa na Índia, especialmente em Goa. Este movimento revivalista está sendo referido como um idioma Português e da cultura renascentista. A geração mais jovem de goeses estão aprendendo Português na algumas das escolas que ensinam lá-lo. A maioria dos idosos goeses cristãos ainda são fluente em Português.

Vídeos

Países Falantes de Língua Portuguesa

A História da Língua Portuguesa

A história da língua Portuguesa começa quando os romanos chegaram à Península Ibérica em 216 aC, trouxeram a língua latina com eles, a partir da qual todas as línguas românicas descendem. O idioma foi espalhado pelos soldados romanos, colonos e mercadores, que construíram cidades romanas principalmente perto dos assentamentos de civilizações celtas ou Celtiberian anteriores estabelecidos muito antes das chegadas romanos.

Entre 409 e 711 dC CE, como o Império Romano entrou em colapso na Europa Ocidental, a Península Ibérica foi conquistada pelos povos germânicos (período de migração). Os ocupantes, principalmente suevos e visigodos que originalmente falavam línguas germânicas, rapidamente adotado cultura romana tardia e os dialetos latim vulgar da península e ao longo dos próximos 300 anos totalmente integradas nas populações locais. Após a invasão moura de 711 CE, árabe tornou-se a língua administrativa e comum nas regiões conquistadas, mas a maioria da população cristã remanescente continuou a falar uma forma de romance comumente conhecido como moçárabe que durou três séculos mais tempo na Espanha.

Português evoluiu a partir da linguagem medieval, conhecida hoje por lingüistas como galego-português ou Old português ou Old galego, do Reino medieval do noroeste da Galiza, o primeiro entre os reinos cristãos após o início da Reconquista da Península Ibérica aos mouros. Trata-se de documentos administrativos latino do século 9 que palavras escritas galego-portuguesa e frases são registradas pela primeira vez. Esta fase é conhecida como Proto-Português, que durou do século 9 até a independência do século 12 do Condado de Portugal do Reino de León, pelo então reinando sobre Galiza. Português foi fortemente influenciado por mais de um milênio do contato constante com vários dialetos de ambos os grupos linguísticos petróleo e Occitan, no léxico (até 15-20% em algumas estimativas, pelo menos, 5000 raízes Word), fonologia e ortografia. A influência da Occitan foi mais marcada através do status de Provençal, em particular, alcançado no sudoeste da Europa em torno do ápice trovador na Idade Média, quando lírica galego-Português foi desenvolvido. Além da influência direta da literatura provençal, a presença das línguas de França moderna na área de Galego-Português também era forte devido à regra da Casa de Borgonha, o estabelecimento das Ordens de Cluny e Cister, as muitas seções de o Caminho de Santiago rota de peregrinação que vêm de outros lugares da Europa para fora da Península Ibérica, ea liquidação na Península Ibérica de pessoas do outro lado dos Pirineus, chegando durante e após a Reconquista.

Na primeira parte do período Galego-Português (do dia 12 ao século 14), a linguagem foi cada vez mais utilizado para documentos e outras formas escritas. Por algum tempo, era a língua de preferência para a poesia lírica em Christian Hispania, tanto quanto Occitan era a linguagem da poesia dos trovadores na França. Portugal tornou-se um reino independente em 1139, sob o rei Afonso I de Portugal. Em 1290, D. Dinis de Portugal criou a primeira universidade Português em Lisboa (a Estudos Gerais, mais tarde mudou-se para Coimbra) e decretou que o Português, em seguida, simplesmente chamado de “linguagem comum”, ser conhecido como o idioma Português e utilizado oficialmente.

No segundo período do Antigo Português, nos séculos 15 e 16, com os descobrimentos portugueses, a língua foi levado para muitas regiões da África, Ásia e Américas. Por meados do século 16, Português tornou-se uma língua franca na Ásia e na África, usada não só para a administração colonial e comércio, mas também para a comunicação entre os funcionários e os europeus de todas as nacionalidades locais.

A sua propagação foi ajudado por casamentos mistos entre portugueses e locais, e por sua associação com os esforços missionários católicos romanos, o que levou à formação de línguas crioulas, como a que chamou Kristang em muitas partes da Ásia (da palavra Cristão, “cristão” ). A língua continua a ser popular em partes da Ásia até o século 19. Algumas comunidades cristãs falantes de Português na Índia, Sri Lanka, Malásia e Indonésia preservaram a sua língua mesmo depois que eles foram isolados a partir de Portugal.

O fim do período de Português Velho foi marcado pela publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516. Os primeiros tempos do Português Moderno, que abrange o período a partir do século 16 até os dias atuais, foram caracterizados por um aumento na o número de palavras aprendidas emprestado de grego e latim clássico Classical devido à Renascença, que muito enriqueceram o léxico.

 

Conheça a História da Língua Portuguesa Através deste Vídeo

Esta é a história da nossa língua, a língua portuguesa!

A Diferença Entre o Português de Portugal e Português do Brasil

Neste vídeo, você confere algumas diferenças entre o Português de Portugal e o Português do Brasil:

Português é uma língua românica e a única língua oficial de Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Ele também tem estatuto de língua co-oficial em Timor Leste, Guiné Equatorial, e Macau. Como resultado da expansão durante os tempos coloniais, uma presença cultural dos portugueses e crioulos portugueses faladores também são encontrados em Goa, Damão e Diu na Índia; em Batticaloa, na costa leste do Sri Lanka, na ilha indonésia de Flores, e em Malacca em Malaysia.

O português é uma parte do grupo Ibero-Romance que evoluíram a partir de vários dialetos do latim vulgar na medieval Reino da Galiza. Com cerca de 215 a 220 milhões de falantes nativos e 260 milhões de falantes no total, Português normalmente é listada como a quinta língua mais nativamente falada no mundo, a terceira mais língua europeia falada no mundo em termos de falantes nativos, e um língua principal do Hemisfério Sul. Também é a língua mais falada na América do Sul e a segunda mais falada na América Latina depois espanhol, e é uma das línguas oficiais da União Europeia, Mercosul e da União Africano.

Português Brasil

Autor espanhol Miguel de Cervantes, uma vez chamado Português “a língua doce e gentil” e dramaturgo espanhol Lope de Vega referiu a ele como “doce”, enquanto o escritor brasileiro Olavo Bilac poeticamente descreveu como “A Última flor do Lácio, inculta e bela” (a última flor do Lácio, rústico e belo). Português também é chamado de “a língua de Camões”, depois de uma das maiores figuras literárias no idioma português, Luís Vaz de Camões.

Em março de 2006, o Museu da Língua Português, um museu interativo sobre o idioma Português, foi fundada em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes da língua portuguesa no mundo. O Museu é o primeiro de seu tipo no mundo.